O Brasil de Carlo Ancelotti encerrou a Copa do Mundo 2026 com a pior campanha de sua história recente. A derrota para a Noruega nas oitavas de final, neste domingo (5), no MetLife Stadium, marca a sexta eliminação consecutiva do time em torneios de seleções. O desempenho insípido, sem protagonistas definidos em campo, resultou na nona colocação final, a pior desde a Copa de 1990, quando a Argentina de Maradona eliminou os brasileiros nas oitavas.

A sequência negativa é histórica. Desde a conquista do pentacampeonato em 2002, o Brasil não passa das quartas de final em nenhuma edição, exceto neste ano. A Noruega, mais uma vez, figura como o carrasco europeu da seleção verde e amarela, consolidando uma maldição recente contra os sul-americanos. O time não supera uma fase tão precoce desde a eliminação diante da Argentina em 1990.

O maior jejum de títulos do Brasil agora atinge 30 anos, superando os períodos entre 1970 e 1994 e entre 2002 e 2026. A crise estrutural do futebol nacional se confirma mais uma vez em um mundial, onde a falta de identidade tática e a ausência de craques decisivos foram os principais vilões. Ancelotti assume a responsabilidade pelo fracasso que aprofunda a crise do futebol brasileiro.

Perguntas frequentes

Qual foi a última vez que o Brasil foi eliminado nas oitavas de final de uma Copa do Mundo? A última vez que o Brasil foi eliminado nas oitavas de final de uma Copa do Mundo foi em 1990, quando perdeu para a Argentina de Maradona.

Quem eliminou o Brasil na Copa do Mundo 2026? A Noruega eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo 2026, num jogo realizado no MetLife Stadium.

Qual é o pior resultado do Brasil em Copas do Mundo? O pior resultado do Brasil em Copas do Mundo foi a eliminação na primeira fase em 1966, mas a pior campanha recente é a nona colocação em 2026.