A tradição dos países-sede em avançar na Copa do Mundo continua viva para a edição de 2026. Estados Unidos, México e Canadá garantiram suas vagas no mata-mata, mantendo o histórico de competitividade dos anfitriões em torneios mundiais.

O México foi o grande destaque da fase de grupos. Sob o comando de Javier Aguirre, a seleção mexicana liderou o Grupo A com aproveitamento de 100%, somando três vitórias e sem sofrer gols. O desempenho é o melhor da história do país em uma primeira fase de Mundial. Já os Estados Unidos, liderados por Mauricio Pochettino, também garantiram a primeira colocação no Grupo D, embora tenham sofrido uma derrota para a Turquia.

O Canadá teve o caminho mais difícil entre os três. A equipe de Jesse Marsch avançou como vice-líder do Grupo B, acumulando quatro pontos. Agora, as seleções se preparam para os confrontos decisivos do mata-mata, onde o peso de jogar em casa pode ser o diferencial para buscar o título ou evitar o fracasso precoce, como ocorreu com África do Sul em 2010 e Catar em 2022.

Perguntas frequentes

Quem foi o melhor anfitrião na fase de grupos? O México, que liderou seu grupo com três vitórias e zero gols sofridos.

Quais países-sede já venceram a Copa do Mundo? Uruguai, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, Argentina e França.