O Santos foi oficialmente punido pela Fifa com um transfer ban nesta quarta-feira, 1º de julho. A sanção, que já consta na lista de punições do órgão máximo do futebol mundial, impede o clube paulista de registrar novos atletas em três janelas de transferências consecutivas.
A punição é decorrente de um impasse financeiro com o Monaco, da França. O clube francês acionou a justiça esportiva devido ao não pagamento da última parcela da transferência do volante Jean Lucas. Embora as duas primeiras parcelas de 6 milhões de euros tenham sido quitadas, o Santos ainda deve aproximadamente 2,032 milhões de euros (cerca de R$ 12 milhões) ao time francês.
O clube tentou recorrer da decisão junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS), mas o pedido foi rejeitado no final de maio. Para reverter o bloqueio e voltar a contratar jogadores, a diretoria santista precisa quitar integralmente o montante devido ao Monaco. A recusa do clube francês em aceitar um parcelamento do valor restante selou o destino da equipe nas próximas janelas de mercado.
Perguntas frequentes
Por que o Santos sofreu transfer ban? Devido a uma dívida de 2,032 milhões de euros com o Monaco pela transferência de Jean Lucas.
Como o Santos pode sair da punição? O clube precisa quitar o valor total da dívida com o Monaco para que a Fifa libere o registro de novos atletas.
Por quanto tempo dura a punição? O Santos está impedido de contratar novos jogadores por três janelas de transferências.
